Home Receita do Bolo Bolo Cuca da Vovozinha Licha

Bolo Cuca da Vovozinha Licha

140
0

Bolo Cuca da Vovozinha  Licha

2 1/2 xícaras de farinha de trigo peneiradas

1 xícara de açúcar peneirado  (125 gr)

180 grs de manteiga fria (um pouco menos do que dois tabletes)

3 colheres (cha) de fermento peneirado

¼ colher (cha) de sal

3 ovos

1 xícara de leite integral  (ou se preferir, ½ xícara de água com ½ xícara de leite evaporado , ou metade de leite evaporado com metade de leite integral, ou ainda, uma xícara de suco de laranja, dependendo do sabor que quiser dar ao bolo).  Pode-se tambem usar uma xícara de leite pó, já dissolvido contanto que, obtenha uma xícara!)

1 colher (sopa) de essência de baunilha

De preferência, utiliza-se uma forma refratária (mas pode-se também usar uma forma de alumínio)

*Lembre-se que pode-se usar suco de laranja, raspas de laranja e água de flor de laranjeira

Para cobertura:

½ xícara da mistura que foi reservada (a farofa) com a adição da opção desejada ou seja, ou 1/3 xícara de nozes ou aveia ou amaranto ou amendoim ou qualquer outra oleaginosa.  Veja a nota abaixo.

 

revolcado en rebanada al portugues

Modo de Fazer

Na batedeira, com a raquete, misture a farinha, açúcar e manteiga, lentamente, até que obtenha uma mistura com a textura de areia.  Deve-se bater por, aproximadamente, um minuto. Quando atingir o ponto areia, separe ½ xicara, que será usada, posteriormente, como cobertura (a farofa).

Neste momento, substitua a raquete pelo globo e agregue o fermento e o sal. Sempre batendo, adicione os ovos um-a-um.  Desligue a batedeira.  A seguir, em velocidade alta, e em tres porções, adicione o leite misturado com a baunilha.  Bata esta massa de bolo muito, muito bem.

Coloque a massa no refratário que foi, previamente, untado e enfarinhado.  À parte, misture a ½ xícara que havia separado inicialmente e agregue a cobertura de sua preferência, como nozes, amêndoas, amendoim ou chocolate.  Espalhe esta mistura sobre o bolo.  E leve-o para assar em forno pré- aquecido à 180 graus por 35 a 40 minutos.

Na aula, utilizou-se chocolate branco, vagem de baunilha e nozes.

Pode-se tambem colocar por cima como cobertura:

Bananas fatiadas, doce de leite e nozes e a farofa por cima

Maçãs fatiadas e a farofa com canela por cima

Pode-se utilizar somente a meia xícara da farofa misturada com canela

Observação:  Ao sair do forno, o bolo tende a baixar um pouquinho, o que eh normal, mas nao se preocupe com isso. Se voce usar limao com baunilha, vai dar um sabor especial .

Nota da Tradutora:  Eu fiz este bolo com bananas, pasta de chocolate com avelas, farinha de amêndoas e mais a farofa.   Hummmmmm!

Português traducáo feita:   Magali Duignan 

Obrigado, Pastelera Lissy Benavides 

LEAVE YOUR COMMENT

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *